Tendências de Marketing de Conteúdo em 2020

Indice de Conteudos

Com o meio do ano praticamente completo, é hora de começar a pensar em como você pode melhorar seu mix de marketing. E como você já percebeu, todos os anos traz algumas novas tendências de marketing de conteúdo que colocam a nova tecnologia em bom uso.e 2020 não é exceção!

Então, ao criar sua estratégia de marketing para o próximo ano, dê uma olhada em cinco novas tendências de conteúdo de marketing que você deve experimentar.

1. Vídeo ao vivo

Se você tem prestado atenção ao marketing de conteúdo online, você já sabe que o vídeo ao vivo é bastante popular. Quantas marcas você já viu vídeos ao vivo em Instagram Stories, Facebook Stories, Snapchat, etc.?

E muitas pessoas estão realmente assistindo-os, então definitivamente vale a pena experimentá-los – e é por isso que eles continuarão a ser populares. Na verdade, o Facebook descobriu que seus usuários passam 3x mais tempo assistindo vídeos ao vivo do que os vídeos tradicionais!

Então por que o vídeo ao vivo é tão interessante para os telespectadores? Bem, já que é em tempo real, ele se apresenta como mais autêntico do que os vídeos polidos que as pessoas estão acostumadas a ver quando se trata de marketing de conteúdo. O vídeo ao vivo não tem que ser perfeito.

O fato de não ser, na verdade, faz parte do seu encanto. Além disso, com o vídeo ao vivo, as marcas podem oferecer comunicação bidirecional com seu público-alvo ao responderem perguntas, oferecerem demos de produtos, apresentarem entrevistas com especialistas no assunto, etc. Portanto, não deixe de incorporar vídeo ao vivo ao seu plano de marketing de conteúdo em 2020!

2. Busca por Voz

Outra tendência do marketing de conteúdo para 2020 é o uso da busca por voz. Em particular, como mais pessoas usam assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistant, as marcas vão precisar otimizar a busca por voz.

Afinal, cerca de 30% da navegação online será feita sem tela alguma! Portanto, você quer ter certeza de que os assistentes de voz irão se referir ao seu conteúdo sempre que possível, o que significa que você quer que seja o snippet em destaque que aparece em primeiro lugar, muito parecido com estar em primeiro lugar nos resultados da pesquisa tradicional do Google.

Para fazer isso, torne o seu conteúdo conversacional para que ele soe como seus clientes falariam sobre ele. Você também deve certificar-se de que seu conteúdo inclua palavras-chave longas, assim como frases que descrevam a área ao redor de sua localização – como pontos de referência próximos.

Além disso, você deve se certificar de que “perto de mim” apareça em suas tags de título, texto de âncora, e qualquer outro conteúdo que você tenha. Seguir estas dicas deve ajudá-lo a ter sucesso no marketing de conteúdo para busca de voz em 2020.

3. Marketing de Conteúdo Interativo

O engajamento é grande, e a maneira mais fácil de engajar o público é interagir com ele. Desta forma, eles não estão apenas escaneando a página e depois saindo em segundos. Ao invés disso, eles ficam por perto para fornecer seus pensamentos depois de ver o seu.

Para tornar o seu conteúdo interativo, você pode criar questionários, pesquisas, enquetes e vídeos interativos ao vivo. Concursos e jogos também são ótimos para envolver o seu público com o seu conteúdo. Além disso, fornecer conteúdo interativo é uma maneira simples de personalizar seu conteúdo para seu público, o que é popular no momento.

Na verdade, o conteúdo personalizado pode aumentar os gastos dos clientes em 500 por cento, então definitivamente vale a pena tentar em 2020, e o conteúdo interativo torna isso fácil.

4. Conteúdo Diferente para Várias Comunidades Online

Por falar em personalizar seu conteúdo, outra tendência é criar conteúdo diferente para diferentes comunidades online, ou seja, você está customizando o conteúdo de acordo com o local onde seu público está lendo-o.

Por exemplo, a maioria das redes sociais – como Facebook, WhatsApp e LinkedIn – permitem que as pessoas criem grupos centrados em interesses compartilhados. Estes são ótimos lugares para conversar com potenciais clientes para obter feedback e opiniões sobre produtos, ou simplesmente fazer anúncios sobre a sua marca.

Portanto, se você está comercializando um videogame, você pode fazer questão de participar de alguns grupos de jogos no Facebook, Reddit, Quora, etc. Certifique-se de que você não está apenas postando sobre sua marca, mas também agregando valor às conversas sobre jogos.

E, é claro, forneça conteúdo diferente para cada comunidade em que você entrar se quiser ter sucesso neste tipo de marketing de conteúdo. Desde que você se dê conta de que é autêntico, você provavelmente será recompensado com um grande marketing boca-a-boca sobre o seu produto, e isso não tem preço!

5. Conteúdo Imersivo

Finalmente, o seu conteúdo terá de ser mais do que apenas lido ou visto em 2020. Você precisará incorporar alguma tecnologia avançada, como a IA. Uma das formas mais populares de usar a IA é através de chatbots em seu site.

Afinal, 55% dos entrevistados disseram que gostariam de receber uma resposta instantânea de um chatbot, e 35% das pessoas disseram que gostariam de ver mais empresas usando chatbots regularmente.

Os chatbots são perfeitos para responder perguntas simples sobre o seu serviço, fornecer detalhes sobre pagamento e entrega de produtos, e registrar o feedback dos clientes.

Outra forma de fornecer conteúdo imersivo em 2020 é usar a realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR) em seu site, como por exemplo, através de experiências que permitem aos consumidores fazer uma demonstração do seu produto.

Essa tecnologia permite que as pessoas sintam que estão realmente usando o produto conforme decidem se querem comprá-lo. Você também pode criar jogos divertidos para o seu público jogar, aumentando o engajamento através de uma versão mais moderna de marketing de conteúdo.

Conclusão

Você está familiarizado com alguma dessas tendências de marketing de conteúdo que disponibilizamos? Diga-nos quais você já está usando, e quais você está mais animado para tentar!

Espero que tenha gostado. Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse Guerrilha Marketing.

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