Saiba mais sobre cartão de crédito

Está pensando em solicitar um cartão de crédito, mas está em dúvida sobre as formas de pagamento e se vale a pena ter um? Conheça melhor as diferentes formas de pagamento da fatura do seu cartão de crédito, os custos que podem estar envolvidos na aquisição de um e o que envolve o programa de pontos.

saiba-mais-cartao-credito

Principais formas de pagamento

Embora a facilidade de se obter um cartão e a possibilidade de efetuar compras sem precisar envolver dinheiro de maneira imediata nas transações, pagar a prazo e ainda receber recompensas e pontos por isso seja um atrativo bem interessante para os consumidores, estes devem ficar bem atentos e refletir bastante antes de solicitar um cartão, pois essas facilidades junto ao consumismo dos tempos de hoje tem feito com que muitas pessoas percam o controle de suas finanças e façam de suas dividas uma verdadeira bola de neve.Desta forma, caso tenha decidido por ter o seu cartão, é importante que tenha responsabilidade para honrar com seus compromissos e conhecimento não só das diferenças do pagamento total e mínimo de uma fatura, como também a conseqüência do não pagamento da mesma, dentre outras informações. Recomendamos acessar as dicas do 2viafatura.com.br

Pagamento total

Corresponde ao valor de todas as despesas que você fez no mês, mais cobranças específicas do cartão. Se você pagar corretamente o valor total informado antes do Prazo de Pagamento, você não terá que pagar multas por atraso e nem juros.

Pagamento mínimo

É um valor calculado pelo banco de acordo com o saldo do seu cartão. Fazer o pagamento mínimo impedirá que você pague encargos adicionais pela inadimplência, mas os juros serão gerados pelo saldo pendente do mês.

E se você não pagar nada?

Se, por outro lado, você não fizer nenhum pagamento antes do Prazo, terá que pagar multas por atraso e juros acumulados calculados com base no saldo pendente de seu cartão.

Custos de um cartão de crédito

Lembre-se que o uso do seu cartão pode gerar custos adicionais para suas compras:

  • Anuidade: Alguns cartões não têm anuidade, outros cobram uma taxa fixa todos os anos. Esta taxa varia dependendo de cada cartão.
  • Juros: Eles são cobrados somente quando você não paga o pagamento integral do mês anterior ao prazo de pagamento.
  • Comissões: Eles também variam dependendo de cada cartão, alguns não têm comissões. Estes podem ser cobrados por retirar dinheiro do seu cartão, verificar o saldo, usar serviços bancários online, entre outros serviços, por isso é importante que você saiba exatamente o que e quanto são as comissões.
  • Cobranças atrasadas: Eles são cobrados somente no caso de seu prazo de pagamento ter sido ultrapassado e você não ter pago um valor igual ou superior ao pagamento mínimo.

Pontos e recompensas

Uma das vantagens de fazer seus pagamentos com cartão de crédito é que muitos deles, como os cartões Mastercard, oferecem pontos e recompensas que são gerados com cada compra que você faz, dependendo da quantidade de pontos acumulados, você pode realizar troca por diversos tipos de produtos ou serviços.

É importante ressaltar que, caso esta seja uma de suas principais motivações para ter um cartão de crédito, recomendamos que você analise em detalhes os custos gerados pelo uso de seu cartão, pois se os custos excederem os benefícios, isso pode não ser adequado para você.

Conclusão

Sendo assim, é de suma importância que você entenda que um cartão de crédito não é uma renda extra, mas sim uma espécie de empréstimo, cujo qual você deve adequar a sua renda e capacidade de pagamento para que não venha a ter problemas.

Quer receber novidades?

Não perca mais dicas e conteúdos gratuitos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu