12min-resumos-de-livros-audiobook

Livros para ler online em apenas 12 minutos (resumos de livros em audiobooks)

Você é daquelas pessoas que sofrem em manter a concentração por um longo período de tempo e raramente terminam um livro?

Ou então não consegue ter uma rotina diária de leitura, seja por falta de tempo e/ou paciência?

Durante a maior parte da minha vida, quando me perguntavam qual livro eu estava lendo, sempre respondi: nenhum!

Porque era verdade…

Acho muito importante adquirir conhecimento todos os dias, mas isso nunca esteve diretamente relacionado a ler livros, e sabe o motivo?

Muitas leituras “pagas” possuem uma grande enrolação criada justamente para aumentar o volume de páginas, o tempo de leitura e consequentemente o preço do produto. E isso é cansativo…

Por outro lado, todos sabemos que existem livros importantíssimos para desenvolvimento pessoal e profissional, e não lê-los poderia ser um grande desperdício de conhecimento.

Mas então, o que fazer?

Neste post vou explicar a fantástica solução que encontrei para esse problema, que mudou completamente meu hábito de leitura e absorção de conhecimento diário, mas, antes queria te perguntar:

O que você faz em 12 minutos?

12 minutos. Nenhum segundo a mais ou a menos. 12 minutos cravados.

Este é o tempo que você tem. O que você consegue fazer? Talvez…

  • Fazer um café?
  • Dar uma olhada rápida no Twitter ou Facebook?
  • Curtir algumas poucas fotos no Instagram?
  • Ver um vídeo no Youtube?

De fato, para estas pequenas coisas 12 minutos até parece uma boa quantidade de tempo não é mesmo? Mas será que 12 minutos são suficientes para você ler um livro inteiro?

Vamos pegar por exemplo o livro Sonho Grande da Cristiane Correa (que por sinal é um baita livro). Eu li todas as 234 páginas no Kindle, que eu me lembre eu levei algo em torno de 7 dias para ler, lendo durante as indas e vindas para a faculdade, trajeto este que levava algo em torno de 1 hora. Sabendo disso, fazendo aquela conta de simples, eu levei no mínimo 1.120 minutos ou mais ou menos 19 horas para terminar.

Eu levei muito tempo? Sim. Valeu a pena? Com certeza. E quantas vezes você já comprou um livro achando que ele era super bom, começou a ler e descobriu que é ruim e acabou abandonando? Eu já fiz isso algumas (muitas) vezes. Pior é que você nunca termina o livro e ainda fica pensando que investiu mal o seu dinheiro.

Mas existe um jeito de você conseguir ler mais e ainda descobrir se um livro realmente é bom para depois sim, investir para estudar ele com mais vontade. Hoje quero apresentar o 12minutos.

Lendo resumos de livros online – 12min? O que é isso?

Para quem não conhece, o 12 minutos ele é uma plataforma digital que produz resumos de livros em texto e audiobooks, prontos para serem lidos em doze minutos.

É isso mesmo: 12 minutos.

 

Como eles mesmos se definem:

Nós existimos para você aprender mais. Mais rápido.
Somos uma empresa de educação e desenvolvimento pessoal. Nós queremos que você se torne uma pessoa melhor, consumindo conteúdo de alta qualidade, apesar da correria do dia a dia. Nós somos móveis. Rápidos. Ágeis. Digitais. Queremos mudar o mundo com cada microbook e tornar acessíveis os conceitos complexos que antes precisavam de 200 páginas para serem explicados. Isso é 12minutos. Isso é seu tempo valorizado e seu cérebro com esteróides.

O 12min te entrega uma variedade de microbooks, que são resumos bem detalhados sobre o livro que você quer consumir. Os principais pontos e aprendizados são apresentados de forma simples e rápida, para ser consumido em poucos minutos (12 ou menos). Além disso, a maioria dos microbooks já conta com a versão audiobook, então além de você poder ler, você também consegue ouvir resumos de livros em audiobook.

E então?

Comecei a usar o 12min há menos de uma semana e já li/ouvi algo em torno de 10 microbooks. A maioria são livros que eu precisava rever alguns conceitos importantes, mas também muitas coisas novas, como por exemplo:

  • The Hard Thing About Hard Things (Ben Horowitz);
  • Pense Simples (Gustavo Caetano);
  • Tools Of Titans (Tim Ferris);
  • The Sales Acceleration Formula (Mark Roberge).

Além de conseguir ler coisas novas, conhecer livros novos, também consegui otimizar muito o tempo. Uma vez que a Bradesco Esportes FM Não Existe Mais, tenho procurado muitos podcasts para ouvir no trajeto para a faculdade ou voltando para casa. Mas não consegui achar tantos podcasts que me atraíssem (aceito sugestões), por isso conseguir ouvir o microbook tem sido uma ótima experiência. Produtividade lá em cima!

Ao se cadastrar você terá 3 dias de acesso ilimitado. Uma vez que o período de testes acabar, você pode assinar o pacote anual, com conteúdo ilimitado ou continuar utilizando os conteúdos gratuitos. Mas vai por mim, vale a pena pagar a assinatura para acessar todos os conteúdos.

depoimento-jp-hotmart-12min

 

O segredo de ler resumos de livros pela manhã (ainda na cama)

Como a maioria das pessoas, eu acordava com o alarme do celular, e na hora de desligá-lo, abria o Facebook, Instagram, Twitter e email para fazer uma checagem diária que muitas vezes atingia quase 1 hora de enrolação na cama.

Um certo dia, um amigo me indicou deixar o celular fora do quarto, pois isso me forçaria a sair da cama mais rápido. E de fato funcionava…

… o problema foi fazer isso por mais de uma semana, ja que é muito desagradável ter que levantar tão rápido.

Buscando uma alternativa, resolvi assinar este serviço e agora leio um novo resumo de livro toda manhã, ao invés de checar as intermináveis news feeds de redes sociais.

A leitura só vai durar de 12 minutos (tempo necessário para seu corpo se preparar para levantar), e o conhecimento absorvido logo que acordo é sempre motivador para sair da cama e começar meu dia de forma mais produtiva.

Dica: leia livros de business pela manhã, eles vão dar um up na sua energia para trabalhar durante o dia.

Lendo ebooks digitais para dormir melhor

Não há remédio melhor que uma taça de vinho tinto ou uma boa leitura antes de dormir, não é?

O problema é que você dorme rapidamente e acaba lendo apenas 3 páginas por noite. Ou seja, um livro de 200 páginas vai demorar mais de 2 meses para ser concluído.

Ao optar por um resumo, 12 minutos é exatamente o tempo que irá demorar para concluir a leitura. A sua lista de livros a serem lidos vai girar muito mais rápido desta forma.

No período da noite, recomendo você ler livros de relaxamento, produtividade e auto-ajuda, eles são ótimos para refletir sobre o que fez hoje e acordar mais disposto pro amanhã.

Quais tipos de livros podem ser lidos usando essa técnica

Você deve estar pensando: ler um livro de 300 páginas em 12 minutos não vai dar para absorver nada, ou seja, perderá muitos detalhes preciosos.

Concordo com você…

… mas não para todos os livros.

Livros de ficção sim, são feitos especificamente para você mergulhar nos detalhes, e conseguir se imaginar no lugar do autor, vivendo a história conforme vai seguindo a leitura e saindo da sua realidade momentaneamente.

Essa emoção é insubstituível, eu sei. Igual um filme, você não consegue sentir o drama apenas vendo um trailer.

E preciso confessar, para mero entretenimento, o 12 minutos não serve muito bem. Melhor ler um livro de verdade!

Porém, quando o foco for absorção de conhecimento, ou seja, ler livros sobre produtividade, auto-ajuda, negócios, guias de viagens, etc, aí a coisa muda.

É claro que as dezenas de estudo de casos detalhados nos livros auxiliam muito o aprendizado, mas a pergunta é: você realmente vai conseguir lê-lo inteiro?

A criação dessas plataformas de resumos de livros digitais para mim foi uma mão na roda, pois consegui finalmente desafogar um backlog imenso de ebooks, e parei de ignorar leituras importantes que me recomendavam todos os dias.

O 12 minutos veio para mudar sua vida!

Essas são algumas sugestões de resumos de livros sobre produtividade:

  • Man Search for Meaning por Viktor Frankl
  • Deep Work por Cal Newport
  • How to Win Friends & Influence People por Dale Carnegie
  • Flow por Flow por Mihaly Csikszentmihaliyi
  • The Sleep Revolution por Arianna Huffington
  • The 4-Hour Workweek por Tim Ferriss
  • 15 Secrets Successful People Know About Time Management por Kevin Kruse
  • Elon Musk por Ashley Vance
  • How to Make People Like You in 90 Seconds or Less por Nicholas Boothman
  • Launch por Jeff Walker
  • Crush It! por Gary Vaynerchuk
  • Smile or Die por Barbara Ehnrenreich
  • The Power of Now por Eckhart Tolle
  • Fluent in 3 Months por Benny Lewis
  • Vagabonding por Rolf Potts
  • The 7 Habits of Highly Effective People por Stephen R. Covey
  • A/B Testing por Dan Siroker and Pete Koomen
  • The Effective Executive por Peter F. Drucker
  • The 21 Irrefutable Laws of Leadership por John C. Maxwell
  • The 22 Immutable Laws of Marketing por Al Ries and Jack Trout
  • The Magic of Thinking Big por David J. Schwartz
  • The E-Myth Revisited por Michael E. Gerber
  • How to Read a Book por Mortimer J. Adler and Charles van Doren
  • Influence por Robert B. Cialdini
  • How To Have a Good Day por Caroline Webb
  • The End of Jobs por Taylor Pearson
  • Quitter por Jon Acuff
  • Bulletproof DIet por Dave Asprey
  • Originals por Adam Grant
  • Good to Great por Jim Collins

 

Disclaimer: Este artigo não é um publieditorial. Não recebi nada da empresa para escrever. Quando for um publieditorial ele estará devidamente marcado. Estou simplesmente compartilhando um serviço/produto que utilizo e que acredito que você também possa utilizar e gostar.

Share this post

Fechar Menu