Otimização de Sites para Motores de Busca (SEO)

O que é SEO?

SEO é o acrônimo para Search Engine Optimization, ou (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

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Qual é a importância do SEO?

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

 

Quem você quer atingir?

Por exemplo: se o seu negócio é vender livros usados, as palavras-chave utilizadas na otimização não podem ser livros, best-sellers, ou lançamentos – já que dessa forma atrairiam todo o público de livros. Você precisaria trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre outras. Dessa forma, restringiria o número de acessos ao site, mas iria atrair um acesso mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para sua empresa quanto para os usuários que encontrariam o que realmente estavam procurando.

Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

Como funciona uma pesquisa?

Para cada pesquisa, existem milhares (até mesmo milhões) de páginas na Web com informações que podem ser relevantes. 

Então, como o Google sabe o que mostrar nos resultados? Bom, essa jornada começa antes mesmo de você digitar sua busca…

Rastreamento e indexação

Nesse exato momento, o Google está, através de seus rastreadores na Web, organizando informações das páginas na Web e de outros conteúdos públicos no índice da Pesquisa.

Algoritmos da Pesquisa

Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas na Web no índice da Pesquisa para fornecer resultados úteis e relevantes em uma fração de segundo.

Desde o início, a Pesquisa tem três valores fundamentais:

  • Foco no usuário
  • Capacitar proprietários de sites
  • Maximizar o acesso a informação
 

Trafego Orgânico ou Trafego Pago?

Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.

Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.

Portanto, o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.

Como aprender e fazer SEO?

Para conhecer melhor as técnicas e estratégias adotadas na otimização de sites e entender como tudo isso pode influenciar nos posicionamentos dos resultados nos buscadores, faça nosso Curso de SEO.

Caso precise de ajuda profissional para fazer com que seu site esteja no topo das buscas, visite nossa página de Consultoria em SEO. Nela, você entenderá de que forma nossa equipe de profissionais experientes e capacitados pode ajudar sua empresa. Solicite um orçamento e obtenha uma pré-avaliação do seu site.

Trabalhamos desde a Auditoria SEO ate a Otimização do SEO On Page e também Linkbuilding.

Acreditamos que o SEO é um processo que pode ser dividido em 3 etapas:

1- otimização
2- autoridade
3- planejamento e analise

 

Atualmente os Cursos de SEO disponíveis no mercado são divididos em:

  • Cursos de SEO Grátis (Online)
  • Cursos de SEO Pagos (Online)
  • Treinamentos de SEO Presenciais (Brasil)
  • Treinamentos de SEO Presenciais (Portugal)

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Caso você não queira investir tempo na otimização de seu website, você tem a opção de terceirizar todo o SEO de seu projeto e contratar um Consultor SEO especializado e que tenha resultados para fazer todo o trabalho par você.

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