Fala pessoal, Lucas aqui trazendo exclusivamente para o blog um artigo completo sobre mini sites com tudo o que você precisa saber para criar um mini site e ranquear ele no Google.
Vamos la!
O que é um mini site?
Um mini site é um modelo de site com poucas paginas (3 a 5) com o principal objetivo de vender um produto específico através de uma review de conversão.
Você provavelmente já fez diversas pesquisas antes de realizar a compra de um produto, certo?
Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil em parceria com o Meu Bolso Feliz comprovou que 9 a cada 10 brasileiros realizam uma pesquisa sobre o produto antes de realizar a compra.
Esse dado indica a importância dos famosos canais de review, sejam eles midiáticos como canais do YouTube, ou então canais escritos como blogs, mini sites e afins.
Uma das maiores vantagens dos mini sites em relação a outros modelos de websites como blogs e sites de nicho é a sua fácil administração, por ser um site com poucas paginas fica tudo muito mais simples.
Posso dizer ainda que a maior vantagem acaba por ser também o calcanhar de aquiles dos mini sites, por ser um projeto de tamanho reduzido, eles também tendem a alcançar menor publico, menor relevância e menor autoridade.
Quanto custa um mini site?
Os custos envolvidos com um mini site podem ser divididos em:
- Domínio
- Hospedagem
- Artigos
- Backlinks
Os valores específicos de cada um dos itens podem variar ao gosto do usuário, custos com artigos e backlinks podem ser tanto monetário quanto custo de tempo.
Algumas recomendacoes:
Hospedagem:
- Umbler;
- Hostgator;
- Digital Ocean;
- Amazon AWS;
- Google Cloud;
- Contabo.
Dominio:
- Registro BR
- Namecheap
- GoDaddy
Download this cheat sheet to optimize underperforming posts on your website.
Como criar um mini site?
Para criar um mini site o primeiro passo é realizar o registro de um domínio, este deve ser pensado como uma marca pessoal ou então incluir o nome do produto (não recomendado).
Eu, pessoalmente, quando crio meus projetos pessoais sejam blogs, sites de nicho ou mini sites, gosto de escolher o dominio pensando em uma marca pessoal.
Quando possível incluo a palavra chave principal no domínio, mas, não faço esforço para que ela esteja presente.
Não utilizo e não recomendo que utilizem o nome do produto e/ou do produtor no domínio, pois pode acontecer de o produto não existir no futuro, o produtor ficar mal falado, o produtor cortar os afiliados e muitos outros pontos.
O segundo passo, apos a aquisição do domínio é a contratação de uma hospedagem. Em uma analogia didática seria como se o domínio fosse o endereço e a hospedagem o terreno da casa.
E como terceiro e ultimo passo temos a construção do mini site, esta etapa envolve a redação de artigos satélites, redação do artigo de conversão ate o design das paginas, botoes e menus.
Como ranquear meu mini site?
Nesta seção o mini site possivelmente já esta finalizado com 3 a 5 artigos satélites distribuindo relevância para um grande artigo de conversão.
Para que o mini site comece a receber trafego orgânico de pesquisa, precisamos realizar alguns processos de otimização nos artigos e também realizar processos externos ao site.
Os processos de otimização em questão é o que chamamos de Otimização para os Motores de Pesquisa (SEO).
Dentre todos os processos de otimização, podemos dividir em 3 grandes grupos:
- Autoridade
- Relevância
- Performance
A união dos 3 grandes pilares sera responsável pelos resultados obtidos com o mini site.
Autoridade
Trouxemos para o Brasil uma tradução duvidosa de popularidade como autoridade.
Os principais fatores de SEO presentes nesse grupo sao:
- topic cluster (estrutura do site e estrutura dos conteudos)
- link building (aquisicao de links)
- EAT (expertise, autoridade, confiabilidade)
A maior parte dos fatores que dizem respeito a autoridade devem ser entendidas como a popularidade dos conteúdos presentes no site, se o conteúdo esta sendo compartilhado e/ou referenciado em outras paginas da web por exemplo.
Este grande grupo também pode ser conhecido como SEO Off Page.
Relevancia
Neste grande grupo estao presentes:
- intenção de busca
- TF-IDF
Aqui podemos abordar os famosos fatores de SEO On Page, como:
- titulo da pagina
- meta descricao
- URL
- palavras chave
- headings/conteudo
- arquivos de midia (imagens, videos, infograficos)
- linkagem interna
- legibilidade
- responsividade e compatibilidade com dispositivos moveis
- chamada para a acao
- velocidade de carregamento
- dados estruturados
Performance
No terceiro grande grupo podemos destacar:
- rastreabilidade e indexacao do website
- velocidade do site
Aqui entram alguns ajustes técnicos afim de tornar o site o mais útil e rápido o possível.
Devo construir um blog ou um mini site?
A decisão final sempre sera sua, porem acredito fortemente que a construção pode iniciar pequena no formato de um website, mas deve sempre pivotar para a construção de um blog de autoridade.
Um mini site possui vantagens de ser rapido e facil de ser construido, porem possui a desvantagem de ficar limitado devido a seu tamanho.
Uma forma de contornar as limitações que um mini site apresenta é transforma-lo em um site de nicho, ou ate mesmo um grande site de autoridade.
Conclusão
Um mini site é apenas um dos tipos de sites com o qual você pode monetizar na web, seja vendendo produtos de terceiros como afiliado (hotmart, eduzz, monetizze, amazon, lojas b2w e outros), seja vendendo produtos próprios (ecommerce, infoprodutos).
Existem alguns cases de mini sites de sucesso pela web, principalmente por aqui no Brasil porem o que recomendo para todos que desejam entrar para o universo web é a construção de um projeto de autoridade.
Vender com mini sites pode ser uma tarefa fácil porem tem suas limitações, assim como tudo na vida ha pros e contras.
Lucas Dolibaina
Lucas Hassuike Dolibaina (lucasHD) é Consultor SEO especialista em Trafego Orgânico e em Vendas Online.Download this cheat sheet to optimize underperforming posts on your website.