Mini Site: O que é e como ranquear no Google?

Indice de Conteudos

Fala pessoal, Lucas aqui trazendo exclusivamente para o blog um artigo completo sobre mini sites com tudo o que você precisa saber para criar um mini site e ranquear ele no Google.

Vamos la!

O que é um mini site?

Um mini site é um modelo de site com poucas paginas (3 a 5) com o principal objetivo de vender um produto específico através de uma review de conversão.

Você provavelmente já fez diversas pesquisas antes de realizar a compra de um produto, certo?

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil em parceria com o Meu Bolso Feliz comprovou que 9 a cada 10 brasileiros realizam uma pesquisa sobre o produto antes de realizar a compra.

Esse dado indica a importância dos famosos canais de review, sejam eles midiáticos como canais do YouTube, ou então canais escritos como blogs, mini sites e afins.

Uma das maiores vantagens dos mini sites em relação a outros modelos de websites como blogs e sites de nicho é a sua fácil administração, por ser um site com poucas paginas fica tudo muito mais simples.

Posso dizer ainda que a maior vantagem acaba por ser também o calcanhar de aquiles dos mini sites, por ser um projeto de tamanho reduzido, eles também tendem a alcançar menor publico, menor relevância e menor autoridade.

Quanto custa um mini site?

Os custos envolvidos com um mini site podem ser divididos em:

  • Domínio
  • Hospedagem
  • Artigos
  • Backlinks

Os valores específicos de cada um dos itens podem variar ao gosto do usuário, custos com artigos e backlinks podem ser tanto monetário quanto custo de tempo.

Algumas recomendacoes:

Hospedagem:

  • Umbler;
  • Hostgator;
  • Digital Ocean;
  • Amazon AWS;
  • Google Cloud;
  • Contabo.

Dominio:

  • Registro BR
  • Namecheap
  • GoDaddy

Como criar um mini site?

Para criar um mini site o primeiro passo é realizar o registro de um domínio, este deve ser pensado como uma marca pessoal ou então incluir o nome do produto (não recomendado).

Eu, pessoalmente, quando crio meus projetos pessoais sejam blogs, sites de nicho ou mini sites, gosto de escolher o dominio pensando em uma marca pessoal.

Quando possível incluo a palavra chave principal no domínio, mas, não faço esforço para que ela esteja presente.

Não utilizo e não recomendo que utilizem o nome do produto e/ou do produtor no domínio, pois pode acontecer de o produto não existir no futuro, o produtor ficar mal falado, o produtor cortar os afiliados e muitos outros pontos.

O segundo passo, apos a aquisição do domínio é a contratação de uma hospedagem. Em uma analogia didática seria como se o domínio fosse o endereço e a hospedagem o terreno da casa.

E como terceiro e ultimo passo temos a construção do mini site, esta etapa envolve a redação de artigos satélites, redação do artigo de conversão ate o design das paginas, botoes e menus.

Como ranquear meu mini site?

Nesta seção o mini site possivelmente já esta finalizado com 3 a 5 artigos satélites distribuindo relevância para um grande artigo de conversão.

Para que o mini site comece a receber trafego orgânico de pesquisa, precisamos realizar alguns processos de otimização nos artigos e também realizar processos externos ao site.

Os processos de otimização em questão é o que chamamos de Otimização para os Motores de Pesquisa (SEO).

Dentre todos os processos de otimização, podemos dividir em 3 grandes grupos:

  • Autoridade
  • Relevância
  • Performance

A união dos 3 grandes pilares sera responsável pelos resultados obtidos com o mini site.

Autoridade

Trouxemos para o Brasil uma tradução duvidosa de popularidade como autoridade.

Os principais fatores de SEO presentes nesse grupo sao:

  • topic cluster (estrutura do site e estrutura dos conteudos)
  • link building (aquisicao de links)
  • EAT (expertise, autoridade, confiabilidade)

A maior parte dos fatores que dizem respeito a autoridade devem ser entendidas como a popularidade dos conteúdos presentes no site, se o conteúdo esta sendo compartilhado e/ou referenciado em outras paginas da web por exemplo.

Este grande grupo também pode ser conhecido como SEO Off Page.

Relevancia

Neste grande grupo estao presentes:

  • intenção de busca
  • TF-IDF

Aqui podemos abordar os famosos fatores de SEO On Page, como:

  • titulo da pagina
  • meta descricao
  • URL
  • palavras chave
  • headings/conteudo
  • arquivos de midia (imagens, videos, infograficos)
  • linkagem interna
  • legibilidade
  • responsividade e compatibilidade com dispositivos moveis
  • chamada para a acao
  • velocidade de carregamento
  • dados estruturados

Performance

No terceiro grande grupo podemos destacar:

  • rastreabilidade e indexacao do website
  • velocidade do site

Aqui entram alguns ajustes técnicos afim de tornar o site o mais útil e rápido o possível.

Devo construir um blog ou um mini site?

A decisão final sempre sera sua, porem acredito fortemente que a construção pode iniciar pequena no formato de um website, mas deve sempre pivotar para a construção de um blog de autoridade.

Um mini site possui vantagens de ser rapido e facil de ser construido, porem possui a desvantagem de ficar limitado devido a seu tamanho.

Uma forma de contornar as limitações que um mini site apresenta é transforma-lo em um site de nicho, ou ate mesmo um grande site de autoridade.

Conclusão

Um mini site é apenas um dos tipos de sites com o qual você pode monetizar na web, seja vendendo produtos de terceiros como afiliado (hotmart, eduzz, monetizze, amazon, lojas b2w e outros), seja vendendo produtos próprios (ecommerce, infoprodutos).

Existem alguns cases de mini sites de sucesso pela web, principalmente por aqui no Brasil porem o que recomendo para todos que desejam entrar para o universo web é a construção de um projeto de autoridade.

Vender com mini sites pode ser uma tarefa fácil porem tem suas limitações, assim como tudo na vida ha pros e contras.

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