Melhores Amigos do Instagram: como utilizar essa ferramenta para lucrar na rede social

Indice de Conteudos

Se você pensa em vender produtos nas redes sociais, precisa usar o Melhores Amigos do Instagram. A ferramenta permite criar conteúdos exclusivos tanto para favorecer parte da sua audiência — a mais engajada, é claro — quanto para comercializar assinaturas.

De qualquer uma das formas, o Close Friends, como também chamado, torna-se uma forma de lucrar com as redes sociais. Basta ter criatividade e usar o recurso do modo correto.

Para ajudar nessa empreitada, neste post explicamos como a ferramenta funciona, de que maneira auxilia na estratégia de marketing digital e quais são os cases de sucesso. Quer saber mais? Confira!

Como funciona o Melhores Amigos do Instagram?

O Close Friends é uma funcionalidade do Instagram lançada no final de 2018 para aproximar usuários e marcas ou donos dos perfis. A ideia é criar um conteúdo diferenciado, que será repassado para uma lista exclusiva de pessoas. Assim, o relacionamento entre as partes se fortalece.

Existem várias maneiras de alcançar esse propósito. De qualquer forma, é importante criar uma lista realmente exclusiva. Como fazer isso? Vários critérios podem ser usados, por exemplo:

  • frequência de compra;
  • ticket médio;
  • localização dos clientes;
  • assinatura do serviço.

Nesse caso, você pode postar textos, vídeos, imagens, gifs e o que mais quiser. Em relação ao conteúdo, pode oferecer novidades e lançamentos, ou dicas diferenciadas. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas virtual, vale a pena encaminhar os lançamentos, fazer sugestões de looks e mais.

Por outro lado, se você oferece informações sobre planejamento financeiro, vale a pena repassar dicas exclusivas sobre investimentos, análises de oportunidades, entre outros conteúdos do tipo. Perceba que, em qualquer situação, o propósito é entregar valor — o foco é, sempre, esse.

Como usar em uma estratégia de marketing digital?

O recurso Melhores Amigos, do Instagram, permite aumentar a interação e o engajamento entre os seguidores. Como consequência, torna-se uma boa ferramenta de marketing digital, porque incentiva a compra do produto ou do serviço.

Para chegar a esse patamar, é preciso personalizar o contato com os seguidores. Assim, há uma chance maior de gerar interesse e até fidelização. Por isso, é necessário integrar o setor de vendas e o de marketing.

Desse modo, é possível identificar as pessoas realmente interessadas e encantar os seguidores por meio de uma comunicação eficiente. Ao mesmo tempo, você otimiza estratégias ao incentivar a assinatura da newsletter ou da lista para ingressar no Melhores Amigos do Instagram.

Portanto, o primeiro passo para lucrar no Instagram com o Melhores Amigos é criar uma lista exclusiva. Faça o ranqueamento dos seguidores que mais comentam ou interagem com suas publicações. Ainda existem outras boas práticas que ajudam a sua estratégia de marketing digital.

Crie uma lista realmente exclusiva

A lista de Melhores Amigos do Instagram deve ser selecionada com cuidado. Como dissemos, vários critérios podem ser usados — tudo vai depender do seu negócio e do que deseja obter com essa estratégia. De toda forma, é possível modificá-la conforme o interesse ou especificar os conteúdos exclusivos.

Entregue recompensas

A lista de Close Friends é exclusiva, o que significa que esses são clientes especiais. É importante mostrar isso de várias formas possíveis, inclusive pela entrega de recompensas. Pode ser um cupom de desconto, uma consultoria, um curso, um webinar ou qualquer outro conteúdo capaz de agregar valor.

Use a lista de clientes VIP

Os consumidores que fazem parte de uma lista VIP no WhatsApp ou no Facebook podem ser convidados a integrarem o Melhores Amigos do Instagram. Essa é uma forma de mostrar valorização e entregar conteúdos diferenciados e personalizados.

Para isso, faça perguntas para descobrir o que os usuários desejam saber, o tipo de conteúdo que os interessa e o que traz mais interações. Dessa forma, sua estratégia se torna mais precisa.

Mostre os bastidores

Os stories e o próprio Close Friends do Instagram devem tornar o relacionamento com os clientes mais íntimo. Por isso, vale a pena investir em conteúdos mais autênticos e sem tanta produção. Ao fazer isso, há mais chance de aproximar consumidores e marcas.

Mostre gratidão

O Melhores Amigos do Instagram permite postar vídeos e mensagens de agradecimento em datas importantes. O foco, aqui, é mostrar a gratidão por esses clientes fiéis e que ajudam seu negócio a crescer. Também é uma forma de humanizar a empresa e deixar os clientes mais próximos da marca.

Quais são os cases de sucesso?

Existem vários perfis que já alcançaram bons resultados com o Close Friends no Instagram. Os principais são os do influenciadores digitais, mas sua marca também pode aproveitar esse recurso. Veja algumas possibilidades.

Virgínia Fonseca

Foi a primeira pessoa a usar essa possibilidade a seu favor. A blogueira Virgínia Fonseca passou a cobrar R$ 14,90 por mês pelos conteúdos do Melhores Amigos. Dos 4,7 milhões de seguidores, apenas 500 teriam essa oportunidade. O resultado foi vagas lotadas e uma renda de R$ 7,5 mil por mês para ela.

Raiam Santos

É empresário e influenciador digital. O Instagram já era usado para divulgar produtos e serviços. Com o Close Friends do Instagram, optou por cobrar R$ 400 por ano para quem desejasse entrar na lista exclusiva.Atualmente, os seguidores VIP recebem dicas de marketing e estratégias para ganhar mais dinheiro na internet, inclusive pela ferramenta Melhores Amigos. Como a ideia deu certo, a assinatura já passou para R$ 3 mil ao ano.

Hulisses Dias

É investidor profissional. Com o perfil Tio Huli, cobra por conteúdo. No início, oferecia o espaço como complemento a seus produtos. Depois, passou a fazer de forma direta. A assinatura anual chega a R$ 997 por ano e as vagas são limitadas, mas abertas periodicamente. 

Ele passa informações sobre finanças, além de entrevistas e dados empresariais.

Todos esses perfis têm uma coisa em comum: além de usarem o Melhores Amigos do Instagram, contam com uma ferramenta especializada para gerenciar o perfil e a lista de clientes exclusivos. Dessa maneira, fica mais fácil alcançar o sucesso e lucrar na rede social.Então, que tal colocar essas ideias em prática? É só conhecer o Bume, a plataforma completa para gestão, agendamento e vendas com recursos específicos para o Close Friends. Veja os recursos e aproveite as oportunidades!

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