Como Aplicar Estratégias de Marketing de Afiliados no Facebook

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O marketing de afiliados é uma linha de trabalho interessante para se engajar, porque você está, em certo sentido, administrando seu próprio negócio, mas na verdade não é da sua conta. 

Como um afiliado, seu trabalho é trabalhar para o seu cliente escolhido, ficando os outros animados sobre o produto ou serviço oferecido. No entanto, como esse trabalho acontece na Internet, sua base de clientes em potencial é enorme e as técnicas que você usa para gerar interesse são muito diferentes das técnicas de marketing mais antigas do século XX.

Uma das estratégias mais poderosas e vitais que os afiliados de marketing precisam dominar é o uso das mídias sociais. 

E marketing de afiliado  no Facebook é a pedra angular desta estratégia.

Por que a mídia social é importante?

É precisamente porque a mídia social não é expressamente projetada para o marketing que é uma das ferramentas de Internet mais eficazes para fazê-lo. 

As plataformas de mídia social – das quais o Facebook é o maior e mais popular – são todas sobre pessoas que se conectam e interagem umas com as outras. Geralmente, isso significa amigos imediatos e familiares, embora os círculos sociais possam se expandir muito além disso para conhecidos na Internet ou simplesmente para grupos de pessoas com interesses ou hobbies comuns, como videogames ou filmes.

Por serem pessoas com relacionamentos existentes que interagem entre si, qualquer tipo de bom marketing que ocorra na mídia social é o melhor tipo; uma forma elaborada do marketing boca-a-boca com alcance global potencial.

Boca a boca é muitas vezes a técnica de marketing mais eficaz simplesmente porque quando uma pessoa ouve uma referência ou recomendação feita por alguém que conhece e confia, isso torna o marketing muito mais credível, e a pessoa que ouve isso é muito mais provável de procurar seja o que for que tenha sido comercializado. 

Todos nós fazemos isso todos os dias. Podemos não ter dado muita atenção a uma nova pizzaria na área, mas quando um membro da família que tem o gosto que conhecemos e confiamos faz uma recomendação brilhante, estamos agora muito mais motivados para realmente verificar o lugar e experimentar a comida.

O marketing de afiliados no Facebook é apenas a encarnação de tamanho global e digital do mesmo marketing.

Para conhecer melhor e aprender o passo a passo das estratégias que usamos no marketing leia o artigo PRIMEIRA VENDA COMO AFILIADO HOTMART.

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O que não fazer no Marketing de Afiliados no Facebook

O marketing de afiliados no Facebook funciona no seu melhor quando não é marketing. 

Imagine esse cenário; você está conversando com seu amigo na rua, quando um estranho se aproxima de vocês dois, interrompe sua conversa e diz a você como eles conhecem uma mulher que ganha 5.000 reais trabalhando de casa, e você também pode. Então a pessoa se afasta.

A maioria das pessoas nessa situação simplesmente se entreolha, talvez ria ou brinca com o que aconteceu, e então ignora tudo o que a pessoa disse. O mesmo acontece nas mídias sociais, porque as mídias sociais, como o nome sugere, são sociais. 

Se você não socializar, não interagir, e simplesmente agir usando o marketing de afiliados no Facebook, apenas para repetir nomes e colocar links, então é como ser o mendigo pedindo mudança extra em uma estação de metrô. A maioria das pessoas simplesmente caminha, porque está claro que você não pertence.

As técnicas tradicionais de marketing que dizem respeito a volume, persistência, slogans publicitários cativantes e outros métodos antiquados não funcionam nas mídias sociais. 

Eles podem frequentemente ter o efeito oposto e gerar uma percepção negativa do seu afiliado. Em muitos casos, os muito procurados “Likes”, que impulsionam a popularidade dos posts no Facebook e os tornam mais visíveis, não serão dados às suas postagens simplesmente porque as pessoas não gostam deles.

Em outras palavras, o bom marketing de afiliados no Facebook é falar com as pessoas, não para elas.

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Cultive relacionamentos 

O velho ditado “Quando em Roma, faça como os romanos”, aplica-se muito à abordagem que você precisa tomar com a mídia social. O próprio Facebook tem mais de um bilhão de usuários, e você não será capaz de alcançá-los nem se querer. 

Você deseja alcançar as pessoas nas mídias sociais que ficariam mais empolgadas e interessadas com o que seu afiliado tem a oferecer, por isso você precisa segmentá-las especificamente.

Depois disso, você precisa interagir. Não seja aquele estranho aleatório que aparece, diz uma única mensagem em voz alta para todos e depois desaparece. 

Você precisa curtir outras postagens, interagir com as pessoas e interagir com elas em algum nível além do marketing. Se as pessoas não vêem você como uma pessoa em quem confiam e respeitam, essa mesma atitude se estenderá aos seus esforços de marketing.

Esta é uma estratégia de longo prazo, mas, como no plantio de uma árvore, ela produz frutos se você der o tempo necessário. Ao aproveitar o tempo para interagir com pessoas em mídias sociais como o Facebook, você desenvolve uma conexão, estabelece um relacionamento e, quando começa a fazer referências sutis ao seu afiliado, isso não é mais visto como uma intrusão indesejável porque seu marketing de afiliado no Facebook não é a primeira e única coisa que você diz para as pessoas.

Seu conteúdo precisa ser genuíno. Você ainda está aqui para promover seu produto, mas além disso, você precisa ser uma pessoa real para outras pessoas no Facebook e em outras plataformas de mídia social. 

Isso significa curtir as postagens de outras pessoas, fazer postagens próprias que não estejam relacionadas ao seu produto e comentar e contribuir para as discussões. 

Ao estabelecer relacionamentos, você também está construindo uma base de clientes fiéis. Uma vez que você tenha confiança e credibilidade, qualquer recomendação que você fizer, seja como aconselhamento “off topic” sobre relacionamentos ou uma recomendação real para seus seguidores, terá peso real.

Sucesso nas mídias sociais é sobre ser social. E o sucesso no marketing de afiliados no Facebook é entender que essa não é uma campanha por e-mail ou um anúncio de banner em um site. 

As técnicas e os desafios do bom marketing de afiliados no Facebook são únicos e reais. No entanto, quando você os leva em conta, você pode obter o mais valorizado de todos os consumidores, uma base de clientes fiel.

Esse tipo de retenção de clientes vale sempre o esforço envolvido, especialmente quando eles começam a fazer seu próprio marketing para você com suas próprias recomendações boca-a-boca aos outros.

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