SEO para lojas físicas ajuda na briga com as lojas virtuais

Indice de Conteudos

Hoje a grande maioria das lojas já adentrou na internet com o objetivo de buscar mais consumidores e vender mais produtos. Inclusive, algumas dessas lojas operam e modo estritamente online, economizando custos e alcançando uma infinidade de consumidores. Nesse sentido, o SEO para lojas físicas pode auxiliá-las na briga de mercado com as lojas virtuais, ou, caso a empresa opere nos dois canais (físico e online), pode auxiliar suas lojas físicas na briga pela pesquisa local.

Uma vez que as lojas virtuais não possuem maiores gastos com ponto de venda, alvarás específicos, manutenção predial estética e ainda conseguem ter um número um pouco menor de colaboradores, elas possuem mais reservas que podem ser utilizadas no marketing, por exemplo.

Nesse sentido, as lojas físicas podem sair em desvantagem, mesmo quando possuem, também, um site ecommerce em paralelo. Entretanto, uma forma de equilibrar essa concorrência é a aposta no uso, pelas lojas físicas, de técnicas de SEO local na internet.


Essas técnicas se destinam a valorizar uma página como resultado de pesquisas realizadas com termos a ela relacionados em determinada região. Entenda a seguir o que é SEO para lojas físicas e como ele as auxilia ante a disputa com as virtuais.

SEO para lojas físicas

O SEO nada mais é que Search Engine Optimization, ou seja, a otimização de ferramentas de busca.

Otimizar esse tipo de ferramenta, a exemplo do Google, é atuar de forma a ser notado pelo sistema de pesquisas quando ele está filtrando respostas para uma busca nele realizada.

Dessa forma, os sites são organizados de forma a utilizar termos e posicionamento deles que tendem a ser usados como palavra chave de pesquisa. Essa correspondência, assim, auxilia no posicionamento do seu link nas respostas da plataforma de pesquisa.

Ou seja, são ferramentas que auxiliam na hora de elencar os resultados da pesquisa e buscam priorizar o posicionamento deles.

Além disso, além de ser considerada uma das melhores ferramenta de marketing digital também pode ser usada com base na localização dos estabelecimentos, o que tende a valorizar uma loja física em detrimento das que atuam de maneira estritamente virtual.

Essa técnica englobada pelo SEO se chama SEO local e pode ser usado de maneira a auxiliar de sobremaneira o destaque dos estabelecimentos físicos.

Nesse sentido, leve-se em consideração, por exemplo, lojas que comercializam itens de vestimenta. Embora haja um certo padrão de tamanhos, algumas marcas variam e tem peças menores ou maiores que as usuais, sendo de interesse dos consumidores, assim, provar com antecedência à compra as peças de seu interesse.

Assim, um estabelecimento físico que se utilize de SEO para lojas físicas pode ser beneficiado ao ter seu site ou blog elencado dentre os principais resultados da pesquisa, que condizem aos primeiros da lista e àqueles que se encontram na primeira página de respostas à busca.

Isso porque junto ao seu resultado serão apresentados dados sobre sua localização, contato, SAC (serviço ao consumidor), dentre outros. Caso o endereço do estabelecimento seja próximo à localização do usuário, ele pode se utilizar dessa facilidade de ir até a loja e, assim, provar as peças de seu interesse, garantindo o sucesso da compra.

Note-se que as empresas que atuam de maneira estritamente virtual não possuem essa vantagem da localização que o ponto de venda dispõe.

Por outro lado, apesar de oferecerem, geralmente, a primeira troca do produto de maneira gratuita, isso exige que a loja gaste mais enquanto a satisfação do cliente pode ser prejudicada ao mesmo tempo em que ele tem o dever de despender tempo para realizar o envio e troca ou devolução do produto.

Portanto, o uso de técnicas de SEO para lojas físicas pode sim auxiliá-las em muito na consolidação da marca e na atração de clientes.

Veja o exemplo que não é de uma loja física, mas é um negócio local, nossa agência de marketing digital, e pense qual o melhor entre as 3 opções para que o Google entenda um pouco melhor a localização do nosso escritório:

  1. WEBK Consultoria
  2. WEBK Marketing Digital – Joinville SC
  3. Agência de Marketing Digital

Com certeza a opção 2, não acha? Pois ela contém o nome da cidade onde estamos localizados: Joinville – Santa Catarina.

Como usar o SEO para lojas físicas

Confira abaixo algumas dicas sobre como utilizar o SEO para lojas físicas de forma a sobressaltar seu site relacionado ao empreendimento perante as pesquisas realizadas no Google e outros mecanismos de busca.

Escolha palavras chave por meio de pesquisas

Primeiramente, um dos aspectos mais importantes utilizados pelo SEO está ligado ao uso de palavras chaves. Esses termos correspondem àqueles que dizem respeito ao seu produto.

Assim, por exemplo, caso se trate de uma loja física de roupas infantis, os termos de busca poderão ser “roupas infantis”, “moda infantil”, “roupas de criança”, entre outros.

Mas como descobrir os termos que podem ser utilizados para se referir ao seu tipo de negócio? O uso do SEO para loja pode ser facilitado pelo uso de pesquisas simuladas.

Ou seja, use uma das palavras chave que você sabe ser relacionada ao seu negócio como se você estivesse buscando informações e empresas na internet. A partir daí, veja quais os termos utilizados pelo seu concorrente.

Invista em links no SEO para lojas físicas

Um dos aspectos que comprovadamente mais auxiliam um site ou página a aparecer dentre os primeiros resultados de uma pesquisa é a adição de links internos e externos.

Os externos são feitos para outros sites, enquanto os internos se referem a outras páginas pertencentes ao seu site, referente a outras postagens ou produtos. Estima-se que os links externos apontando para seu site representem um alto percentual, ou o mais alto percentual entre os possíveis fatores de ranqueamento de um site.

Para adicionar links externos sem criar concorrência para você mesmo, busque realizar parcerias com, por exemplo, influenciadores digitais locais que podem fazer propaganda do seu produto ou, ainda, realizar postagens que englobem o que sua empresa tem a oferecer.

Inconsistências de NAP atrapalham o SEO para lojas físicas

NAP é a sigla que se refere a Name, Address and Phone (nome, endereço e telefone), informações essenciais a qualquer estabelecimento, principalmente para aqueles que possuem loja física além da virtual.

Dessa forma, é necessário que se tenha cuidado redobrado quanto aos dados NAP que estão na internet, pois sua inconsistência pode ter graves consequências quanto ao SEO.

Além do mais, há a possibilidade de perda de uma chance de fechar negócios, pois o cliente pode tentar contato ou visitar sua loja sem sucesso em razão dos dados terem sido informados incorretamente (ou até mesmo que estejam desatualizados).

Use o Google My Business como ferramenta de SEO para lojas físicas

Finalmente, nossa última dica para uso de SEO para loja é adentrar no Google My Business. Para tanto, deve-se reivindicar junto à ferramenta a sua listagem verificar sua conta e providenciar um link da sua loja, assim como ceder informações como horários e dias de funcionamento.

Existe ainda toda uma técnica de otimização do perfil do Google Meu Negócio, que deixaremos para um outro artigo com foco somente neste assunto. Acompanhe nosso blog pois em breve postaremos aqui.

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