Como solucionar problemas de forma criativa?

Como solucionar problemas de forma criativa?

Solucione problemas de forma criativa

Você já passou por uma situação absurda que envolvia um problema aparentemente sem solução?

Pode ser problema grande ou pequeno, a maior parte das pessoas quando passa por isso busca soluções no próprio repertório e, caso não dê em nada, apela para os amigos e parentes.

Esses problemas estão cada vez mais comuns no cotidiano e até “assustam” os mais despreparados. Mas calma, como dizia o Chapolin Colorado, não criemos pânico!

 

Os problemas, sobretudo aqueles que parecem não ter solução, são as melhores oportunidades de aprendizado que se pode ter.

 

Para evitar futuras decepções devo alertar: não existe fórmula mágica para resolver problemas difíceis. O que existem são ferramentas que te auxiliam no processo de solução.

Para conhecê-las e mudar sua forma de pensar em soluções, acomode-se seja-lá-onde-estiver e esteja aberto ao novo.

Como solucionar problemas impossíveis?

Existem vários processos e metodologias para solucionar problemas, todos usam a mesma ferramenta: a criatividade. Ela surgiu justamente para isso e, independente do que precise resolver, é ela quem vai te dar a melhor base para achar a solução.

Acredite, a criatividade não é apenas para artistas, publicitários ou comediantes; ela é para todos.

Você não pode nem deve ter receio de abusar da criatividade quando necessitar de soluções, todo seu repertório será aproveitado no processo e o resultado surpreende.

Resolver problemas com a criatividade não é muito comum, achamos bem mais conveniente usar a lógica e buscar soluções que já deram certo antes. Porém, nem sempre o “que deu certo antes” ou que parece mais “lógico” é o correto para a sua situação.

O mundo evolui tão rápido que viver apenas de soluções antigas não dá mais, aceite que os problemas irão evoluir também e você precisa estar pronto para encarar isso.

Resolver problemas com criatividade te transforma em um solucionador criativo e coloca a sua à disposição as habilidades necessárias para manusear a ferramenta criatividade. Hora de conhecê-las!

As habilidades: Como treinar sua mente para o diferente

O solucionador criativo de problemas tem como aliadas duas habilidades pouco conhecidas: Metal Skill e Process Skill. O nome em inglês não é só para deixar bonitinho, ele já te dá um spoiler sobre cada uma.

Process Skill é, basicamente, dominar o processo de solução criativa, ou seja, ter técnicas e metodologias para identificar corretamente o problema, respeitar o processo de incubação, ter ideias divergentes e convergentes etc.

Parece complicado, mas na realidade isso é bem simples. Vamos a um exemplo prático disso.

Imagine que você acaba de se mudar para uma casa e precisa de duas coisas: internet de alta velocidade e TV por assinatura.

Quando o técnico da empresa chega à sua casa para instalar os equipamentos de TV e internet descobre que não há por onde passar os cabos da televisão, porque o espaço está ocupado por cabos de uma instalação antiga da concorrente.

Você liga para a concorrente e pede o serviço de TV e internet com eles, contudo, descobre que a internet oferecida tem qualidade muito inferior à que você precisa. Como resolveria isso?

Nessa situação é comum que a pessoa busque um profissional qualificado para retirar todos os cabos e depois chama a empresa novamente para fazer a instalação.

Essa é uma solução. Você concorda com ela?

Agora, você se recorda qual era o problema?

Seu problema nunca foram os cabos na parede, eles são o obstáculo. O problema dado é que você precisa de TV e internet com bom desempenho.

A empresa que não conseguiu instalar a TV pode tranquilamente instalar a internet para você, assim como aquela que possui o cabeamento na residência pode instalar a Tv sem problemas.

Logo, você tem a televisão e internet que precisa sem fazer uma bagunça em casa para que alguém retire os fios da parede.

Quando você consegue identificar corretamente seu verdadeiro problema, metade dele já está resolvido.

Esse é o melhor método para evitar dores de cabeça testando várias coisas que só solucionam obstáculos e não a situação inteira.

As Meta Skill são habilidades que precisam estar ligadas em você vinte e quatro horas por dia e não só quando se depara com situações complicadas. Pode-se dizer que elas são uma forma de constantemente treinar seu lado criativo.

Sendo mais direta, é ter o mindset criativo.

As Meta Skill são formadas por:

Opennes to Novelty – capacidade de estar aberto para coisas novas e ser surpreendido pelos pré-julgamentos;

Embracing Ambiguity – aceitar as coisas loucas e aquelas que parecem não ter sentido;

Playfullness – encarar as inconveniências com bom humor, lembrando-se sempre que os erros são oportunidades de aprendizagem.

Lendo assim as habilidades parecem bem fáceis e até são, mas você precisa pô-las em prática diariamente para se manter sempre ativo e não perder o jeito.

Aceite as novidades, loucuras e se divirta resolvendo aquilo que te desafia.

O conhecimento aliado a criatividade são a chave para sair de qualquer situação complicada e oferecer soluções dinâmicas e inovadoras.

Na próxima vez em que surgir um problema que parece não ter solução, não entre em pânico. Respire fundo e aposte na sua capacidade de criar.

Quer saber mais sobre como usar a criatividade para solucionar problemas? Conheça o curso de Reaprendizagem Criativa e descubra muuuuitas outras dicas massa.

Criatividade não é só para artistas, você também pode usa-la no dia-a-dia.

Quer mais conteúdos como esse? Acesse:

9 Dicas para ser mais criativo
Fechar Menu