Como Fazer a Primeira Venda no Hotmart e na Monetizze – Veja minhas estrategias e comissões!

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Se você deseja se tornar um afiliado profissional, aprenda agora os 5 primeiros passos para começar a vender na internet ainda hoje!

Como fiz minhas primeiras vendas na Hotmart e na Monetizze?

Assista o vídeo abaixo e descubra quais foram os produtos que eu divulguei e vendi, descubra ainda quais foram as técnicas e estrategias que eu utilizei e quais foram as comissões que recebi.

Se você entrou aqui neste artigo de meu blog, provavelmente você esta iniciando agora no Marketing Digital e ainda não fez sua primeira venda.

Certo?

Então preste atenção que este conteúdo foi feito especialmente para você!

Promover cursos online e outros infoprodutos é uma ótima alternativa para quem quer ganhar dinheiro na web, ou seja trabalhar do conforto de sua casa.

Se você escolheu ser afiliado, vai precisar seguir alguns passos básicos para promover produtos digitais de forma eficiente.

Continue esta leitura e aprenda tudo o que você precisa saber para trabalhar como um Afiliado Profissional e realizar sua primeira venda.

1. Escolha um Nicho de Mercado e um ou mais Produtos deste nicho

A escolha do produto digital é um ponto fundamental para o sucesso ou fracasso do seu negócio como Afiliado.

O ideal é disponibilizar um produto relacionado ao nicho que você possui algum conhecimento, mesmo que seja pequeno. Isso fará com que você apresente um material mais alinhado aos interesses de possíveis compradores, ampliando assim, as chances de concluir a sua primeira venda.

A escolha do nicho deve ser sempre a sua primeira tarefa ao iniciar nesse mercado, esta escolha que ira guiar os seus próximos passos no mercado digital.

Como escolher o melhor produto para divulgar?

O que você deve considerar na hora de escolher um produto?

A página de vendas.

Principais característica de uma boa página de vendas:

  • Tem apenas um objetivo: a conversão;
  • Retira todas as possíveis objeções à compra;
  • Tem botão de call to action (CTA) facilmente visível;
  • Tem o preço do produto e garantias em caso de desistência da compra;
  • Tem depoimentos de pessoas que já compraram o produto;
  • Explica de forma concisa como o produto funciona.

Tenha em mente que nem todas as boas páginas de vendas tem todos estas características. Alguns produtores optam por usar uma página de vendas apenas com um vídeo e com o CTA escondido (que só aparece depois de determinado tempo de vídeo). Nesse caso, você deve analisar o vídeo de vendas e ver se ele contém as características acima.

Material para a promoção do produto

Um produto que tenha um bom material de promoção vai ter poupar um bom trabalho. Verifique se o produto tem banners, vídeos, e-mails à disposição dos afiliados. Esse material vai ser importante nesta fase inicial, até para você ter uma base de como a promoção do produto tem sido feita.

Suporte do produto

Um produto com um bom suporte faz uma grande diferença caso o comprador tenha algum problema na hora da compra (como falta de limite no cartão de crédito, por exemplo). Além disto, produtos com um suporte ao comprador eficiente costumam ter uma taxa de desistência baixa.

Você pode ter uma ideia consultando o produto no Reclame Aqui e vendo como os problemas foram resolvidos.

Após analisar esses fatores, selecione os cursos online que você tem interesse em promover. Em um arquivo de texto, liste o que mais chamou a sua atenção em cada um deles. Dê uma nota a cada um e escolha os produtos que mais te agradaram.

Ao terminar este passo, você precisa ter uma lista de no mínimo 3 produtos que estão altamente relacionados à sua audiência.

Com os produtos escolhidos, chegou a hora de decidir como você levará as pessoas até a página de vendas: com tráfego pago ou com tráfego orgânico.

2. Trafego Orgânico ou Trafego Pago?

Quando pensamos em uma estrategia de divulgação devemos sempre pensar como vamos enviar trafego para a Oferta, iremos fazer anúncios pagos, trabalhar com trafego de redes sociais e SEO ou utilizar ambas estrategias?

Tráfego pago

O tráfego pago consiste em você utilizar o tráfego de outras plataformas ou sites para levar o comprador até a página de vendas, impulsionando posts e/ou criando anuncios nestas plataformas.

Neste cenário, três ferramentas se destacam: Adwords (Google), Facebook Ads e Redes de tráfego (Taboola, Outbrain).

Tráfego orgânico

Redes sociais e YouTube

Se você tem um público cativo em redes sociais (Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, etc) ou um canal no YouTube, você pode usar disso para gerar vendas.

Conheça seu público: É importante que você compreenda bem o seu público (o que eles desejam, qual o perfil deles, o que eles comprariam, melhor forma de comunicação, etc) antes de indicar algum produto.

Trabalhe a sua marca: em redes sociais a sua marca é você. As pessoas só comprarão algo de você se elas acreditarem que a sua opinião tem valor, por isso, é essencial que você construa a sua autoridade. Normalmente, as pessoas confiam nas pessoas por elas serem especialistas em algo ou ótimos curadores.

Encontre a melhor forma de anunciar para o seu público: se você nunca tentou vender para o seu público, pode ser que ele não veja com bons olhos o seu primeiro anúncio. Então, invista na criatividade. Não restrinja a sua publicidade apenas a um post na rede social. Você pode considerar fazer um review do produto, um unboxing, falar sobre a autoridade do produto como algo que te chamou a atenção, depoimento sobre o produto e etc.

Não faça SPAM ou tente forçar a venda: as pessoas não querem ser incomodadas com anúncios pouco relevantes ou sem sentido. Se você é conhecido por compartilhar rotina de exercícios, muito dificilmente você conseguirá vender para o seu público um curso de programação de computadores. Pior do que anúncios pouco relevantes é fazer spam. Spam não converte e ainda faz você perder seguidores por fazer uma prática que as pessoas repudiam.

Utilize do seu conhecimento em copywriting: as copys não servem apenas para anúncios pagos. Você pode usar do seu conhecimento em copys para criar títulos criativos para seus vídeos, para descrição de fotos e inclusive para criar roteiro de vídeo.

Trabalhe com parceiros: você pode criar parcerias com outras pessoas para aumentar a sua audiência ou para atingir uma audiência diferente daquela que você está acostumado.

Blog

Se você já tem um blog e um número bom de acessos, já tem todo o espaço que precisa para fazer a divulgação de um produto.

Utilize os post com bom engajamento a seu favor. Uma ótima estratégia que, às vezes, passa despercebida é analisar quais os post que têm mais acesso e colocar a publicidade do produto justamente neles.

Fazendo isso, a sua publicidade atingirá a maior parte do público de seu blog.

Trabalhe o acesso orgânico do seu blog: estude e aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization  ou otimização de ferramentas de busca).

Seu site aparece na primeira página da pesquisa do Google para algum termo? Se a resposta for negativa, aplique técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu blog através das buscas no Google.

Você pode colocar um formulário de captura de e-mail em seu blog para ter um contato mais próximo da sua audiência. Ele pode ficar na lateral, no meio do texto ou em um pop-up que se abre quando a pessoa está pensando em sair do blog.

Saiba que, quando alguém cadastra o e-mail em seu formulário, ele está te dando um voto de confiança. Não utilize o e-mail para fazer SPAM ou apenas mandar e-mail de vendas. Entregue conteúdo para o seu público e teste até entender qual o momento certo para enviar um e-mail de vendas.

Utilize do material de divulgação do produtor: muitos produtores têm muito material de divulgação, como imagem para banners, texto para e-mails, vídeos e etc. Utilize deste material no seu blog para divulgar o produto com material já testado pelo produtor.

Coloque os anúncios nos locais corretos: utilize de ferramentas de mapa de calor do seu site para colocar os anúncios nos locais que as pessoas mais interagem. Ferramentas como o Hotjar ou Crazy Egg conseguem analisar quais são as áreas de mais interação do seu blog. Colocar os anúncios nos locais de mais interesse do seu blog facilitam a conversão.

3. Oferta (Copywriting)

Independente de qual canal você escolha para fazer os anúncios, em todos eles você vai conseguir melhores resultados se dominar a habilidade de copywriting.

O primeiro passo é tentar entender o que o seu público passa, dia após dia, sendo bombardeado para diversos anúncios. Para isso, você pode fazer três exercícios simples:

1) Faça dez pesquisas de termos relacionados ao seu produto e veja os anúncios que aparecerão;

2) Curta páginas de temas relacionados ao seu produto e veja os anúncios surgirem em sua timeline;

3) Navegue por sites com o mesmo tema do produto que está divulgando, vá até o final de página e veja os links como “escolhas para você” ou “você também pode gostar de”.

Se você fizer este exercício por meia hora, verá a quantidade de anúncios que o seu público é atingido diariamente. Se o seu objetivo é vender o produto como afiliado, você terá que fazer alguém que está sendo bombardeado por anúncios, escolha justamente o seu. Você faz isso através de copys e imagens.

Como escrever uma copy que chamará a atenção do seu público

Uma copy é um texto com uma finalidade específica: fazer com que alguém realize uma ação.

Uma boa copy convence o público a clicar na imagem ou link de alguma forma, seja ela aguçando a curiosidade, relatando algo contra intuitivo, quebrando padrão, utilizando de polêmica, exibindo um problema ou criando uma solução.

Exemplo:

Aguçando a curiosidade: “20 coisas simples que mudaram a minha vida. Você não vai acreditar na número 7!”

Relatando algo contra intuitivo: Conheça a dieta baseada apenas em hambúrguer.

Quebrando o padrão: Quer passar o melhor carnaval da sua vida? Fique em casa.

Utilizando polêmica: Fuja do efeito Lava-jato. Invista seu dinheiro no tesouro direto.

Exibindo um problema: Você está cansado de desperdiçar a sua vida enfurnado em planilhas do excel?

Criando uma solução: Quer viajar e está sem dinheiro? Conheça o método de viajar pelo mundo sem gastar um centavo

Além disso, uma boa copy consegue convencer e transmitir uma mensagem em apenas poucas palavras. Mensagens confusas ou altamente abstratas não geram engajamento.

Exemplo 1: Quer aprender a parar de procrastinar? Siga estes conselhos.

Comentário: Nessa frase, você consegue identificar um problema (a procrastinação), uma vontade (parar de) e uma solução (siga estes conselhos). Mensagem simples, mas que expressa tudo o que precisa: clique aqui e tenha a solução do seu problema.

Exemplo 2: Tem problemas de insônia? Já pensou que pode ser um fator emocional ou travesseiro ruim?

Comentário: Essa copy tem um começo bom (identificando um problema), mas não apontou nenhuma solução clara, apenas levantou uma dúvida sobre o problema de insônia (mesmo que ele seja por fator emocional ou por causa do travesseiro).

Exemplo 3: Tem problemas no relacionamento? Tenho a solução para você!

Comentário: Apesar de citar um problema, é uma copy abstrata, que não aponta nenhum problema específico. Da mesma forma, não indica a que ela vai levar. Se o produto fala sobre problemas financeiros no casamento e o usuário que clica tem problema com ciúmes no namoro, ele vai se frustrar e sair rapidamente da página de vendas.

Você também pode utilizar gatilhos mentais para criar sua copy.

Gatilhos mentais são a forma fácil de convencimento de seu público. Esse termo pode ser familiar, mas com certeza você foi atingido por ele a vida inteira.

Já viu alguma promoção com o escrito últimas unidades? Você já viu propagandas de carros para a cidade com pilotos de fórmula 1? Já viu alguma promoção relâmpago? Todas essas ações utilizaram de gatilhos mentais. Os mais usados são: escassez, autoridade, prova social, comunidade, reciprocidade e crenças.

Escassez: você já parou para pensar por que o ouro é um dos metais mais caros do mercado? Apenas o fato de ter uma quantidade limitada dele no mundo faz com que as pessoas atribuam a ele um valor. É exatamente este o princípio da escassez, criar valor a partir da limitação.

Exemplo 4: “Você tem apenas 24 horas para aproveitar esta promoção”

A Booking, por exemplo, utiliza de maneira inteligente o princípio de escassez, pois eles destacam pontos que chamam a atenção do leitor e fazem com que ele tenha urgência em fazer uma reserva.

Autoridade: As pessoas dão mais valor à opinião de quem elas consideram como autoridade. O que faria uma diferença maior na sua decisão de comprar uma bola de futebol: a opinião do padeiro conhecido ou do Cristiano Ronaldo?

Exemplo 5: Conheça o método que Arnold Schwarzenegger utilizou para ficar forte.

Prova social: a maioria das pessoas não está disposta a pagar pelo custo da incerteza. Opiniões positivas sobre o produto pode ser o diferencial entre uma venda realizada e uma venda perdida. A prova social tem que ser algo verídico e depoimentos tem que ser sinceros. As pessoas têm um faro muito bom para provas sociais forjadas e, tenha certeza, se o seu comprador se sentir enganado ele nunca mais comprará nada daquele que o enganou.

Exemplo 6: Conheça o professor que já ensinou inglês para mais de 10 milhões de pessoas

Comunidade: as pessoas gostam de se sentir parte de uma comunidade. Somos cercados por isso a vida inteira: família, time de futebol, nacionalidade e etc.

Exemplo 7: Clique aqui e faça parte da maior comunidade de yoga do Brasil.

Reciprocidade: quando as pessoas sentem que ganharam algo de você, elas se sentem na obrigação de retribuir o favor.

Exemplo 8: clique aqui e baixe gratuitamente o ebook sobre gestão financeira.

Exemplo 9: Se o meu ebook sobre gestão financeira já te ajudou a resolver seus problemas, imagina o que meu curso não fará? Compre agora.

Crenças: Quando duas pessoas com as mesmas crenças se encontram, elas automaticamente sentem identificação. O princípio é justamente este, compartilhar de suas crenças para gerar identificação com a sua audiência.

Exemplo 10: Você acredita que um mundo com mais amor é possível? Clique aqui e conheça essa linda iniciativa

Conclusão

Cada afiliado tem um perfil que indicará o melhor caminho a se seguir: trabalhar com tráfego pago ou orgânico.

E ai, você decidiu como vai fazer?

Com todas estas informações, você já está pronto para colocar a mão na massa e se tornar um empreendedor digital de sucesso.

Boas vendas!

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